Conheça os indicadores de desempenho para seu negócio

Você já ouviu dizer que “são os olhos do dono que engordam o gado”? O significado desta frase é que você deve prestar atenção a cada detalhe do seu negócio para fazê-lo crescer e se desenvolver, mas se você não sabe onde procurar, essa abordagem pode não ser tão útil. É aqui que entram os indicadores de desempenho!

Agora é a hora de colocar em prática esse importante aliado do planejamento estratégico. Entenda o que são indicadores de desempenho e como eles podem ajudar sua empresa. Venha conosco!

O que são indicadores de desempenho Os indicadores de desempenho, conhecidos por suas siglas em inglês, KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores que fornecem informações sobre o desempenho dos negócios. Se o planejamento estratégico é um conjunto de metas que sua empresa busca atingir, então os KPIs podem ajudar sua empresa a não se perder no caminho a seguir e, mais importante, a se tornar mais competitiva, eficiente e eficaz a cada dia.

Exemplos de indicadores de desempenho

Você pode usar diversos indicadores de desempenho que beneficiam sua empresa, e eles podem ser personalizados para medir como você produz e entrega o produto ou serviço ao público final.

Embora seja possível definir indicadores para medir o desempenho de cada negócio, certas categorias de KPIs são amplamente conhecidas e utilizadas.

Confira alguns deles:

Índice de produtividade

Os indicadores de produtividade estão diretamente relacionados à área de produção da empresa. Por exemplo, se estamos falando de um negócio de capital intensivo (um negócio que requer muito capital para operar e vender), então o KPI é a produtividade horária da máquina. Se a empresa utiliza mão de obra, o indicador pode ser a capacidade de produção horária dos trabalhadores. O mesmo se aplica a empresas que contam com telemarketing ativo para vendas. Sabendo que quanto mais ligações você fizer, maiores serão suas chances de converter clientes em potencial em compradores, você pode avaliar o número de ligações feitas por hora e a taxa de conversão dessas pessoas em clientes.

Índice de Qualidade

Este tipo de indicador de desempenho está intimamente relacionado ao primeiro e a observação cuidadosa é muito importante. Você acha que vale a pena produzir a quantidade necessária que atenda aos objetivos do planejamento estratégico, caso haja algum defeito ou situação semelhante em uma parte importante da produção? Centenas de chamadas são feitas todos os dias e os clientes em potencial estão insatisfeitos com as conversas, então a taxa de conversão é menor do que o esperado.

A resposta a essas duas perguntas é não. Você precisa usar métricas de qualidade para garantir que tudo isso seja feito de forma eficiente, de modo a proporcionar uma boa experiência para o público que deseja alcançar.

Índice de habilidade

Com base nos dados relacionados à qualidade da produção, saber quantos bens ou serviços a empresa pode produzir e quanto pode realmente ser entregue, pode-se avaliar os indicadores de capacidade de desempenho. Esses indicadores avaliam a capacidade da empresa de responder a necessidades específicas.

Indicadores estratégicos

Os indicadores estratégicos são os pilares do planejamento estratégico. A partir desses indicadores, você pode medir as metas e metas definidas no plano de negócios. A partir daqui, se os resultados apresentados pelos indicadores não contemplarem as metas da empresa, ou seja, abaixo das expectativas de longo prazo, os empresários podem ajustar seus rumos para atingir as metas.

Outros indicadores

Conforme mencionado acima, além dos indicadores contidos nas categorias acima, também existem alguns indicadores de desempenho. A empresa pode contar com métricas relacionadas à lucratividade ou margem de contribuição, assim como pode usar métricas relacionadas ao volume médio de faturamento por cliente – o chamado número médio de votos.

Como você pode ver, muitas são as categorias e indicadores que podem ajudar sua empresa no melhor caminho para o sucesso.

Relatório e plano de ação

Vale lembrar que o esforço de implantação e monitoramento desses indicadores – muito importante para a gestão de suas operações – proporcionará alguns relatórios gerenciais para o seu negócio. Em um curto espaço de tempo, esses relatórios permitirão que você identifique gargalos ou pontos de melhoria na produção, no processo de vendas ou em qualquer outro departamento que implemente indicadores. Mais importante ainda, com essas informações, você ampliará o escopo dos processos e assuntos da empresa para que possa tomar decisões diárias sobre o seu negócio e preparar um plano de ação confiável para cada ponto determinado.

Crédito corporativo como seu aliado de negócios

Além de definir indicadores de desempenho, é importante que o planejamento estratégico da sua empresa também inclua o planejamento financeiro. Ter um fluxo de caixa saudável é a chave para manter o desenvolvimento de qualquer negócio.

Nesse caso, desde que o empreendedor planeje e compreenda o estágio atual de seu negócio para garantir a utilização de recursos para um desenvolvimento saudável no médio e longo prazo, solicitar crédito corporativo pode ser uma boa escolha para sua empresa.

Portanto, solicite um empréstimo comercial na hora e no local certos. Por exemplo, as as fintechs podem fornecer empréstimos rapidamente, sem burocracia e totalmente digital, e as taxas de juros são arranjadas em uma simulação de crédito para que a empresa possa programar sem problemas.

Então, você aprendeu como definir seus indicadores de desempenho de negócios? Então, compartilhe esse conteúdo com sua rede e bons negócios.

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