Segundo especialistas do mundo dos negócios, saber definir um público-alvo pode ser uma boa estratégia de vendas. Embora haja muitas informações sobre os consumidores na Internet, muitas empresas não conseguiram acompanhar e se adaptar ao comportamento do cliente. 

Portanto, enfatizamos a importância de identificar o público-alvo de sua empresa. Depois de entender o perfil de seu cliente, você poderá estabelecer uma comunicação eficaz e desenvolver produtos e serviços para atender às suas reais necessidades.  

Quer saber por onde começar? Então venha conosco! 

Qual é o significado de público-alvo? 

O público-alvo é um grupo de consumidores cujas necessidades estão de acordo com a oferta da empresa e estão mais dispostos a comprar seus produtos ou serviços. Este grupo de pessoas tem maior potencial para se tornarem clientes, por isso a empresa direciona sua estratégia e atividades para eles. Essa definição é um passo importante na construção de um negócio, pois se não houver foco, ele não se comunicará com as pessoas realmente importantes. A ideia de “produção em massa” ou “comunicação de massa” ficou para trás. O principal responsável foi o economista Philip Kotler, que percebeu a importância do marketing para a empresa. 

Para Kotler, os lucros da empresa estão intimamente ligados ao bem-estar dos consumidores e da sociedade, portanto, o marketing não deve apenas fazer parte de qualquer estratégia corporativa, mas também seu núcleo. Desde então, a segmentação de clientes se tornou o foco da atenção corporativa. 

Mas as PMEs nem sempre têm recursos para começar a investir em marketing. Nesse caso, o crédito comercial pode se tornar um importante aliado do empreendedor para o desenvolvimento de seus negócios. 

Por exemplo, no Crédito Plus, pode candidatar-se a um crédito empresarial de forma simples, rápida e 100% digital. As condições são calculadas com base nas informações do seu negócio. Para executar a simulação imediatamente, basta clicar no botão abaixo: 

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Por que definir o público-alvo? 

Em economia, eles dizem que o objeto de pesquisa é “como alocar recursos escassos para atender a uma demanda ilimitada”. Se os recursos têm fim, mas os desejos e necessidades das pessoas não, as empresas devem fazer escolhas estratégicas para conquistar clientes. 

Portanto, o principal motivo para entender e definir seu público-alvo é direcionar melhor sua estratégia de negócios, atividades e comunicação, para que seus esforços de marketing sejam mais eficientes e eficazes. 

Veja as 4 vantagens desta estratégia: 

Crie melhores campanhas 

A empresa está sempre em busca de formas de influenciar os clientes e gerar mais vendas. Como os recursos investidos nas atividades são limitados, é essencial direcionar esses esforços para as pessoas que realmente consomem seus produtos ou serviços.  

Estabeleça a comunicação de forma mais eficaz 

Quais informações realmente estabelecem uma conexão entre sua marca e seus clientes? Isso pode parecer contraditório, mas se comunicar com um público de 1.000 pessoas que podem comprar seu produto ou serviço é muito mais eficaz do que se comunicar com 1 milhão de pessoas que talvez não comprem de sua empresa. 

Aproveite as oportunidades de mercado 

Muitos consumidores não estão totalmente satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos no mercado hoje. Somente observando cuidadosamente quem são seus clientes, quais são suas características, suas reais necessidades, sua insatisfação e como satisfazê-los, é que você pode aproveitar essas oportunidades.  

Por exemplo, se já existe um hotel, por que criar o Airbnb? Ou Uber, porque tem transporte público e táxis? Mesmo o iFood, há algum restaurante que ofereça serviço de take-away? Todas essas empresas foram criadas para resolver problemas que não podem ser resolvidos pelas soluções existentes. E esse resultado, nem precisamos comentar, certo? pense nisso. 

Diferencie-se dos concorrentes 

Você já se perguntou por que os clientes compram de seus concorrentes em vez de sua empresa? Provavelmente porque essa parte do público está mais alinhada com os valores da concorrência e, por sua vez, eles devem fazer um bom trabalho para definir melhor sua proposta de valor. Por esse motivo, entender seu público-alvo o ajudará a definir as diferenças de negócios e estabelecer uma proposta de valor exclusiva. 

Tipo de público-alvo 

Primeiro, precisamos entender por que é importante entender o tipo de público da sua empresa. Basicamente, nossa ideia é conseguir segmentar o público, ou seja, criar uma seleção de clientes com características comuns, esses clientes são importantes para o seu negócio, e também afetam o consumo dos outros. 

Outra coisa a se notar é que existem empresas que vendem para consumidores finais e pessoas físicas, o que se chama business-to-consumer (B2C), mas também existem empresas que vendem para outras empresas, o que é business-to-business (B2B). 

É importante conhecer seu modelo porque ele afeta os critérios que devem ser considerados para segmentar bem seus clientes.  

Os principais critérios que você deve observar ao direcionar seu público são:  

Padrões do modelo B2C:  

Geografia: região, estado, cidade, tamanho da cidade, rural / urbano, residencial / comercial, densidade e clima;  

Demografia: idade, sexo, tamanho da família, renda, ocupação, educação, geração, religião e raça; 

Psicologia: estilo de vida (saudável, criativo, beligerante, etc.), personalidade (social, conservadora, etc.), valores, interesses, desejos e ambições;  

Comportamento (relacionado ao seu produto ou serviço): intensidade de uso, status de lealdade, sensibilidade de marketing (qualidade, preço, promoção, etc.), motivação (economia, conveniência, prestígio, etc.).  

Padrões do modelo B2B: 

  • Segmentos de negócios; 
  • Tamanho da empresa; 
  • Faturamento; 
  • Número de funcionários;  
  • Localização;  
  • Maturidade do mercado.  

 

Diferenças entre função, público-alvo e ICP 

Quando você começa a mapear seu público-alvo, geralmente encontra duas outras ferramentas amplamente utilizadas em marketing: perfis de clientes ideais (ICP) ou perfis e funções de clientes ideais.  

Embora semelhantes, são ferramentas diferentes. Seu público-alvo é a versão ampla de seu público. Por outro lado, o ICP é um resumo mais específico de clientes potenciais, que está mais próximo das informações de compra ideais. Já os personagens são perfis fictícios que retratam seus clientes com base em situações reais ou o mais próximo possível da realidade. 

Como definir o público-alvo 

Agora que você entende a estratégia, tudo o que você precisa fazer é colocá-la em prática. Para entender quem é seu público-alvo e como alcançá-lo, é importante considerar os seguintes 4 pontos: 

Observe seus concorrentes 

 Se você está em um mercado altamente competitivo, onde já existem concorrentes, e já tem clientes e vendas regulares, verificar quem são esses clientes e suas características pode ajudar sua empresa a se posicionar com mais clareza. Observe também como seus concorrentes se comunicam e se posicionam para determinar se sua empresa tem oportunidades de melhoria. 

Converse com seus clientes e / ou clientes em potencial 

 Se você já tem um negócio ativo, fale com seus clientes regularmente e mantenha uma base de registro atualizada. Se você está começando um negócio, tente conversar com clientes em potencial para entender melhor suas características. Ninguém pode compartilhar informações sobre si mesmo melhor do que os próprios consumidores. 

Construir uma presença nas redes sociais 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Hootsuite (sistema especializado em gestão de marca em redes sociais) em cooperação com a We Are Social, no início de 2021, a base de usuários de redes sociais ultrapassava a metade da população mundial e o número de pessoas atualmente contado é mais de 4,2 bilhões de usuários. Ou seja, muitas pessoas estão nas redes sociais, e você pode usar os dados fornecidos pelas empresas de tecnologia para mapear detalhadamente as características do público-alvo. 

Adote uma estratégia de CRM 

Mantenha o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) ativo e atualizado. CRM é um software que ajuda a melhorar o processo de relacionamento com o cliente, o que leva ao aumento das vendas. A vantagem de usar o CRM é manter um banco de dados de registro eficaz, confiável e acessível, além de criar e monitorar automaticamente o público-alvo. 

Então, você aprendeu como definir o público-alvo da empresa? Portanto, compartilhe essas informações com sua rede de contatos e bons negócios!

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